5 Dicas para cuidar do cabelo no Verão


Não é segredo que, quando o verão chega, é preciso cuidar mais dos cabelos devido ao desgaste causado pelo sol, pela água do mar e pelo cloro presente nas piscinas. Assim, para ajudar as mulheres a manter os fios saudáveis na estação quente, o consultor técnico capilar da Lacan Cosméticos, Elias Oliveira, preparou 5 super dicas que podem fazer toda a diferença. Confira abaixo:
1- Proteja os fios do sol
Para proteger os fios da exposição direta ao sol, o especialista indica usar chapéu ou boné, evitando assim os efeitos dos raios UV. “Lembrando que o chapéu tem que ser de palha e o boné de algodão para o couro cabeludo respirar”, explica Elias.
Porém, quem quer deixar os cabelos livres pode usar um leave in com fator de proteção solar (FPS) nos fios secos ou úmidos 30 minutos antes da exposição ao sol. “Dê preferência aos que são enriquecidos com filtro solar e que agem por meio da nanotecnologia e proteína termoativada”, indica ele. O produto deverá ser reaplicado sempre que houver necessidade, principalmente após um mergulho ou suor excessivo.
2- Cuidado ao prender o cabelo
Ninguém discute que, na praia, é mais fácil manter os fios presos em um rabo de cabelo ou trança para que o penteado fique em ordem. O consultor capilar alerta, no entanto, que é preciso ficar longe de presilhas e elásticos desencapados para evitar a quebra das madeixas.
Esse cuidado deve ainda ser redobrado depois do banho. “Após lavar o cabelo, deixe-o solto de três a seis horas para que não fique opaco e quebradiço”, explica ele.
3- Tenha uma alimentação amiga do cabelo
A alimentação faz toda a diferença para a saúde dos fios. Assim, Elias Oliveira recomenda manter um cardápio rico em aminoácidos do tipo cistina (presente no alho e na cebola, por exemplo) e em arginina (que está nos cereais integrais), que são as responsáveis pelo substrato do fio capilar. Ele também indica abusar no consumo da gelatina.
4- Hidrate os fios
Hidratar bem o cabelo é um passo importante para mantê-lo saudável em qualquer estação do ano, mas principalmente no verão. Assim, o especialista recomenda escolher o produto certo para tratar os seus fios, levando em consideração as suas características.
O condicionador deverá ser usado sempre e pode até ser acompanhado da máscara capilar para reforçar a hidratação. “Use primeiro a máscara, que é mais concentrada em ativos, para que eles sejam absorvidos pela cutícula do cabelo que está aberta. Depois, finalize com o condicionador, que complementará o que faltou de ativos e selará a cutícula”, ensina ele.
Além dos cuidados frequentes, vale apostar em uma hidratação semanal para repor a umidade natural dos fios. O consultor inclusive dá como exemplo o Reconstrutor Instant Results da Lacan, que devolve os aminoácidos essenciais e as proteínas responsáveis pela força, resistência e selamento da fibra capilar. Ele ainda possui filtro solar em sua fórmula para proteger os fios.
5- Evite expor os fios a altas temperaturas
Por mais calor que esteja, algumas mulheres não conseguem resistir a um banho quente. Porém, o consultor capilar recomenda evitar o contato da água quente com os fios e, se possível, finalizar a lavagem com um jato de água fria. Além disso, vale dar um descanso às madeixas de vez em quando e poupá-los do ar quente do secador.
Assim, a chance de quebra dos fios diminui e eles se mantém saudáveis por mais tempo.

0 comentários:

Postar um comentário